04/08/2015

Bárbara e Os Perversos - Bárbara e Os Perversos



Um casual encontro de dois pernambucanos em algum botequim da Lapa (RJ) semeou as ideias desta banda. Após algumas trocas de integrantes, e mais alguns encontros pelas ruas de Santa Teresa (RJ), entram na banda o guitarrista e também pernambucano Fernando Júnior e o baterista Maurício completando assim a formação. 


A banda segue o estilo Mangue Beat (ou Manguebeat, Manguebit, algo como "ritmo do mangue", "batida do mangue") , movimento que tem suas raízes desde a década de 1970, através de discos do guitarrista Robertinho de Recife, o Manguebeat foi associado à figura do músico Chico Science (1966-1997), que era vocalista da banda Nação Zumbi, em atividade até os dias de hoje. Foi ele que, na década de 90, unido a outros artistas como Fred 04, Renato L e Helder Aragão, pensou no manguebeat como uma filosofia. Dois anos depois, em 1922, nasceu o "Caranguejos com cérebro", manifesto sobre o ritmo criado pela banda Mundo Livre S/A - da qual Fred era vocalista. O objetivo era criar um ritmo que fosse tão diversificado quanto o mangue, cheio de espécies animais e vegetais e também para protestar sobre o descaso sofrido pela cultura local, da desigualdade entre as pessoas e também sobre o abandono sofrido pelo mangue em Pernambuco.


Mesmo depois da morte de Chico Science, o movimento continua vivo e forte, sempre ligado ao seu papel social e representado por bandas como Mundo Livre S/A, Nação Zumbi, Sheik Tosado, Eddie, entre outros. Inclusive, muitas homenagens foram prestadas a esse ritmo tão especial, como é o caso da estátua de caranguejo - animal símbolo do movimento - construída na rua da Aurora, bairro do Recife. 

Bárbara e Os Perversos é:
Bruno Carneiro – baixo
Carlos Posada – voz/guitarra

Dani Tucci – bateria
Fernando Júnior – guitarra/efeitos


Faixas do álbum:
1-Balaio de Caranguejo 
2-Exercício Diário da Paixão 
3- Lamento 
4-Navalha 
5-Novela 
6-Província 
7-Samba-violeta 
8-Ventilador 


Download: Bárbara e Os Perversos - Bárbara e Os Perversos

Vídeo no youtube com o álbum completo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande aí sua crítica, ou sugestão e quem sabe seu elogio: