04/08/2015

Sá, Rodrix & Guarabyra



Influenciados por um lado pelo country rock e por outro pelos baiões, xotes e xaxados assim como pela música caipira de raiz do interior de Minas e São Paulo, Luiz Carlos Sá, Zé Rodrix e Guttemberg Guarabyra juntaram essas três vertentes em suas composições, eletrificando violas caipiras, sofisticando harmonias nordestinas e inserindo nas letras a renovada visão de um Brasil ainda semioculto das grandes metrópoles. Dessa forma, unindo o melhor do mundo pop à emocionante e rica simplicidade do interior brasileiro, o trabalho de Sá, Rodrix & Guarabyra acabou inaugurando um verdadeiro movimento ao qual se deu o nome de “Rock Rural".
Depois da saída de Rodrix, em 1974, Sá & Guarabyra continuaram levantando a bandeira do Rock Rural com o lançamento e o sucesso estrondoso de “Sobradinho” que, em 1977, trouxe à baila a questão ecológica na música popular brasileira, que acabaria contagiando a MPB da década seguinte.

Hoje a dupla Sá & Guarabyra ja contam com mais de trinta discos, milhares de shows, dezenas de trilhas de novelas, teses de mestrado, monografias e documentários nas redes sociais, mais de quatrocentas músicas (gravadas por eles e por cantores da nova geração da música brasileira).
Deixo aqui os links pra download dos álbuns Sá, Rodrix & Guarabyra - Outra Vez Na Estrada (2001), O Melhor de Sá & Guarabira (1994), Sá & Guarabyra - Série Aplauso (1996).




Vídeo no youtube do álbum completo "O Melhor de Sá & Guarabyra":